Viaduto das Américas é entregue à população de Contagem PDF Imprimir E-mail
Qua, 09 de Outubro de 2019 10:46

 

"Sou mora­dor da ­região Res­sa­ca e enfren­to o trân­si­to todos os dias. A entre­ga desse via­du­to vai redu­zir meu tra­je­to e valo­ri­zar os bair­ros no entor­no", afir­mou Edi­vi­no Fer­nan­des, que resi­de há mais de 30 anos na ­região, duran­te a inau­gu­ra­ção, nesta sexta-feira (4), do Via­du­to Verea­dor Luiz José da Cruz - Dudu, mais conhe­ci­do como Via­du­to das Amé­ri­cas, loca­li­za­do no bair­ro ­Cabral, Res­sa­ca.


Para o pre­fei­to de Con­ta­gem, Alex de Frei­tas, a sen­sa­ção é de dever cum­pri­do. "Hoje é um dia de ale­gria e de alí­vio para todos nós. Infe­liz­men­te essa obra repre­sen­ta o que a gente detes­ta no ser­vi­ço públi­co, o atra­so. Reco­nhe­ce­mos que tive­mos erros, mas supe­ra­mos as difi­cul­da­des e esta­mos aqui para inau­gu­rá-lo. Acre­di­to que essa obra de mobi­li­da­de vai tra­zer mui­tos bene­fí­cios. Vamos em fren­te e, em breve, inau­gu­ra­re­mos ­outras na cida­de", des­ta­cou.
Com o trá­fe­go libe­ra­do, o via­du­to na ave­ni­da das Amé­ri­cas vai per­mi­tir a pas­sa­gem pelo cru­za­men­to com a ave­ni­da Seve­ri­no Bal­les­te­ros, sem a neces­si­da­de dos veí­cu­los para­rem em semá­fo­ros. As duas ave­ni­das são impor­tan­tes cor­re­do­res de aces­so à BR-040 e à Ceasa Minas, que apre­sen­tam gran­de fluxo de cami­nhões. No caso da ave­ni­da Seve­ri­no Bal­les­te­ros, ela ainda faz a liga­ção entre Con­ta­gem e Belo Hori­zon­te, pela ­região da Pam­pu­lha. Essa obra tam­bém vai con­tri­buir para a inte­ra­ção ter­ri­to­rial das ­regiões Res­sa­ca e Nacio­nal com o res­tan­te de Con­ta­gem. O secre­tá­rio de Obras e Manu­ten­ção Urba­na, João Batis­ta Mares Guia, infor­mou que o via­du­to recém-inau­gu­ra­do faz parte do Sis­te­ma Inte­gra­do de Mobi­li­da­de (SIM) que está sendo implan­ta­do na cida­de e trará sig­ni­fi­ca­ti­vos bene­fí­cios na cir­cu­la­ção do trân­si­to na ­região.
Os inves­ti­men­tos são da ordem de R$14 ­milhões, por meio de finan­cia­men­to do muni­cí­pio junto ao Minis­té­rio das Cida­des. O admi­nis­tra­dor da regio­nal Res­sa­ca, Rodri­go Tho­más, infor­ma tam­bém que o via­du­to vai bene­fi­ciar cerca de 150 mil pes­soas que resi­dem nas ­regiões Res­sa­ca e Nacio­nal, além de 40 mil moto­ris­tas que tra­fe­gam pelo local dia­ria­men­te.