Secretaria de Saúde realiza ações para comemorar o Dia Internacional do Idoso PDF Imprimir E-mail
Ter, 08 de Outubro de 2019 19:32

A Secre­ta­ria de Saúde de Con­ta­gem pro­mo­veu uma gran­de mobi­li­za­ção nas Uni­da­des de Saúde para cele­brar o Dia Inter­na­cio­nal do Idoso. O obje­ti­vo foi valo­ri­zar e pro­mo­ver a inclu­são da pes­soa idosa. Foram 40 ações nas oito regio­nais do muni­cí­pio.
A pro­gra­ma­ção foi varia­da. Ocor­re­ram pales­tras, rodas de con­ver­sa, cafés inte­ra­ti­vos, con­sul­tas dire­cio­na­das, orien­ta­ções e muito lazer. "No mundo intei­ro se come­mo­ra a data, e a nossa pro­pos­ta foi des­mis­ti­fi­car a velhi­ce. Temos como meta reve­lar à popu­la­ção que a velhi­ce faz parte da vida, e que acei­tar a velhi­ce é acei­tar a vida", des­ta­cou a refe­ren­cia téc­ni­ca em saúde da pes­soa idosa, Karla Geo­va­ni Silva Mar­ce­li­no.
Para a ser­vi­do­ra da rede de saúde de Con­ta­gem, Janaí­na Sér­vu­lo, a ação serve como forma de apro­xi­mar ainda mais o pro­fis­sio­nal de saúde dos pacien­tes. A UBS em que tra­ba­lha pro­mo­veu uma tarde de cui­da­dos espe­ciais, com esmal­ta­ria, escal­da pés, mas­sa­gem e músi­ca ao vivo. "Quan­do a equi­pe quer fazer a dife­ren­ça há qua­li­da­de no aten­di­men­to pres­ta­do. Nosso tra­ba­lho vai além do aco­lhi­men­to. Hoje nos­sas mãos fala­ram, aca­ri­cia­ram e ofe­re­ce­ram um pou­qui­nho de cui­da­do para os pés tão mere­ce­do­res de aten­ção", des­ta­cou.
Segun­do dados do IBGE, a cida­de de Con­ta­gem pos­sui 60 mil ido­sos cadas­tra­dos no Sis­te­ma Único de Saúde (SUS). Em Con­ta­gem, os pro­fis­sio­nais de saúde pas­sam por trei­na­men­tos com o obje­ti­vo de aco­lher o idoso de forma efi­cien­te e con­se­quen­te­men­te melho­rar a qua­li­da­de de vida do pacien­te "Esta­mos qua­li­fi­can­do os pro­fis­sio­nais da rede de aten­ção bási­ca. É impor­tan­te des­ta­car que o idoso de 60 anos é dife­ren­te do de 80 e mesmo assim é pos­sí­vel ter uma velhi­ce sau­dá­vel e sem pro­ble­mas", disse Karla Geo­va­ni.