Comitiva de Contagem recebe o "Prêmio Cidade Destaque em Gestão Ambiental" PDF Imprimir E-mail
Qui, 11 de Julho de 2019 13:30

O vice-pre­fei­to Wil­liam Bar­rei­ro, acom­pa­nha­do do secre­tá­rio Muni­ci­pal de Meio Ambien­te e Desen­vol­vi­men­to Sus­ten­tá­vel Wag­ner Dona­to, do verea­dor Bruno Bar­rei­ro e ser­vi­do­res muni­ci­pais da área ambien­tal, repre­sen­ta­ram Con­ta­gem no II Fórum Bra­sil de Ges­tão Ambien­tal (FBGA), de 26 a 28 de junho, no Cen­tro de Expo­si­ções Expo Dom Pedro em Cam­pi­nas (SP). O even­to foi rea­li­za­do pela Asso­cia­ção Nacio­nal de ­Órgãos Muni­ci­pais de Meio Ambien­te (ANAM­MA).
A enti­da­de con­ce­deu a Con­ta­gem o "Prê­mio Cida­de Des­ta­que em Ges­tão Ambien­tal", em reco­nhe­ci­men­to aos esfor­ços nesta área. A pre­mia­ção foi rece­bi­da pelo vice-pre­fei­to Wil­liam Bar­rei­ro. "Quero dei­xar regis­tra­do os para­béns ao secre­tá­rio Wag­ner Dona­to e a toda a equi­pe da Secre­ta­ria de Meio Ambien­te. Esse prê­mio é o reco­nhe­ci­men­to do tra­ba­lho que ele coor­de­na. Con­ta­gem está sain­do na fren­te mais uma vez, sendo exem­plo de sus­ten­ta­bi­li­da­de e foca­da no desen­vol­vi­men­to sus­ten­tá­vel", disse o vice-pre­fei­to.
A Anam­ma é uma enti­da­de civil sem fins lucra­ti­vos ou vín­cu­los par­ti­dá­rios, com o obje­ti­vo de for­ta­le­cer os Sis­te­mas Muni­ci­pais de Meio Ambien­te para imple­men­ta­ção de polí­ti­cas ambien­tais de pre­ser­va­ção dos recur­sos natu­rais e melho­ria da qua­li­da­de de vida dos cida­dãos. "Trou­xe­mos uma gran­de comi­ti­va, que par­ti­ci­pou das ofi­ci­nas e pales­tras. É uma gran­de opor­tu­ni­da­de de capa­ci­ta­ção do nosso corpo téc­ni­co. Por isso pri­vi­le­gia­mos os fun­cio­ná­rios de car­rei­ra, pois eles é que con­ti­nua­rão atuan­do na Secre­ta­ria de Meio Ambien­te como mul­ti­pli­ca­do­res do conhe­ci­men­to aqui adqui­ri­do", des­ta­cou Wag­ner Dona­to.
A dire­to­ria da Anam­ma é for­ma­da por secre­tá­rios Muni­ci­pais de Meio Ambien­te. Wag­ner Dona­to ocupa uma das cadei­ras do Con­se­lho Fis­cal da enti­da­de e foi recon­du­zi­do ao cargo na elei­ção da dire­to­ria da enti­da­de para o biê­nio 2020/2021, rea­li­za­da duran­te o Fórum. "É com muito orgu­lho que repre­sen­to Con­ta­gem na dire­to­ria da Anam­ma.  É um indi­ca­ti­vo do pres­tí­gio que a cida­de car­re­ga. Dessa forma, garan­ti­mos par­ti­ci­pa­ção nas dis­cus­sões das polí­ti­cas ambien­tais do país".
A 2ª edi­ção da FBGA foi clas­si­fi­ca­da pelo Secre­tá­rio do Verde de Cam­pi­nas, Rogé­rio Mene­zes, como o maior even­to ambien­tal do Bra­sil, com exten­sa pro­gra­ma­ção e mais de 30 even­tos simul­tâ­neos, como pales­tras, semi­ná­rios, works­hops, deba­tes, trei­na­men­tos, câma­ras téc­ni­cas, roda­das de negó­cios, expo­si­ções tec­no­ló­gi­cas e feira de negó­cios. Após par­ti­ci­par de uma pales­tra sobre Arbo­ri­za­ção, a edu­ca­do­ra ambien­tal Rosa­na ­Matias, da Secre­ta­ria de Meio Ambien­te de Con­ta­gem, come­mo­rou a opor­tu­ni­da­de de apren­di­za­do. "As pales­tras foram muito boas. Tive­mos con­ta­to com téc­ni­cas avan­ça­das que pode­re­mos apli­car em Con­ta­gem".