Vereador Daniel Carvalho cobra segurança no trânsito em Contagem PDF Imprimir E-mail
Qui, 11 de Julho de 2019 13:18

Preo­cu­pa­do com a segu­ran­ça no trân­si­to em toda a cida­de, o pre­si­den­te da Câma­ra Muni­ci­pal de Con­ta­gem, verea­dor ­Daniel Car­va­lho, apre­sen­tou, na terça-feira (02/07), duran­te a reu­nião ple­ná­ria, indi­ca­ções sobre o assun­to.
Sina­li­za­ção ade­qua­da, fai­xas de pedes­tre, ins­ta­la­ção de sen­ti­do único de cir­cu­la­ção e demar­ca­ção de esta­cio­na­men­to foram algu­mas das soli­ci­ta­ções envia­das à Pre­fei­tu­ra de Con­ta­gem para bene­fi­ciar ­vários bair­ros da cida­de.
De acor­do com o par­la­men­tar, o trá­fe­go de veí­cu­los e pedes­tres em vias públi­cas do bair­ro Ber­nar­do Mon­tei­ro e Santa Hele­na é inten­so e exige sina­li­za­ção ade­qua­da. Dessa forma, é impor­tan­te a ins­ta­la­ção de pas­sa­gem ele­va­da de pedes­tre, em ruas espe­ci­fi­cas, com o obje­ti­vo de redu­zir a velo­ci­da­de.
Pla­cas de "para­da obri­ga­tó­ria" e fai­xas de pedes­tre foram soli­ci­ta­das pelos mora­do­res do bair­ro Solar do Madei­ra como forma de pre­ve­nir aci­den­tes. "As medi­das têm como obje­ti­vo garan­tir a segu­ran­ça de quem tran­si­ta pelas vias, já que o local é extre­ma­men­te peri­go­so", afir­ma ­Daniel Car­va­lho.
No bair­ro Vila Itá­lia, foi iden­ti­fi­ca­da a neces­si­da­de da alte­ra­ção de trá­fe­go com a ins­ta­la­ção de sen­ti­do único de cir­cu­la­ção na rua Macha­ca­lis, a par­tir do núme­ro 230 até a rua Janaú­ba - sen­ti­do bair­ro. "Rece­be­mos em nosso gabi­ne­te o pedi­do de apoio para essa mudan­ça que trará mais flui­dez e segu­ran­ça ao trân­si­to local", conta o verea­dor.
Mar­ca­ções de sina­li­za­ção de trân­si­to hori­zon­tal na Praça São Gon­ça­lo tam­bém foram plei­tea­das pelo par­la­men­tar. Devi­do ao gran­de núme­ro de car­ros e pedes­tres no entor­no na Igre­ja ­Matriz, as mar­ca­ções estão apa­ga­das, difi­cul­tan­do a visua­li­za­ção dos con­du­to­res.
A sina­li­za­ção é con­si­de­ra­da uma impor­tan­te fer­ra­men­ta de comu­ni­ca­ção para con­du­to­res e pedes­tres. "Por meio dela é pos­sí­vel orga­ni­zar a cir­cu­la­ção de veí­cu­los e pes­soas em vias públi­cas de forma que ambos ­tenham segu­ran­ça e flui­dez. Conhe­cen­do ­melhor a deman­da dos mora­do­res é pos­sí­vel soli­ci­tar aos ­órgãos com­pe­ten­tes uma ação efi­caz e urgen­te em bene­fí­cio dos con­ta­gen­ses", con­clui ­Daniel Car­va­lho.

Trans­por­te públi­co

O verea­dor ­Daniel Car­va­lho pediu ainda o retor­no do qua­dro de horá­rio anti­go da linha 2551(Vila Belém - Via Ber­nar­do Mon­tei­ro - Belo Hori­zon­te).  Segun­do a popu­la­ção, a nova grade não aten­de a deman­da dos usuá­rios que pre­ci­sam se des­lo­car para o bair­ro Cen­tro, para o embar­que no horá­rio anti­go.
"Além do trans­tor­no oca­sio­na­do pela mudan­ça, a comu­ni­da­de alega que não foi con­sul­ta­da em rela­ção às mudan­ças. Por isso, esta­mos envian­do o pedi­do para que o qua­dro de horá­rios seja rea­va­lia­do para aten­der aos usuá­rios da linha", des­ta­ca o pre­si­den­te da Câma­ra.
Na oca­sião, a mudan­ça de iti­ne­rá­rio da linha 003A tam­bém foi reque­ri­da. Com o obje­ti­vo de bene­fi­ciar os mora­do­res da ­região, o novo tra­je­to deve­rá ­incluir as ruas: Maria Augus­ta Belém, Arau­cá­ria, Gafo­ri­na, João Wan­der­ley, Olhos D´Água e 56.
De acor­do com o par­la­men­tar, a inclu­são das vias cita­das aten­de­rá mora­do­res de bair­ros que ainda não são aten­di­dos pela linha 003A, mas que estão nas pro­xi­mi­da­des do iti­ne­rá­rio. "A alte­ra­ção no tra­je­to não cau­sa­rá ­nenhum impac­to para a empre­sa de ôni­bus, mas, cer­ta­men­te, trará mui­tos bene­fí­cios aos usuá­rios do trans­por­te públi­co do muni­cí­pio", jus­ti­fi­ca ­Daniel Car­va­lho.