Iniciadas as obras para eliminar gargalo histórico no Viaduto Beatriz PDF Imprimir E-mail
Qui, 11 de Julho de 2019 13:04

Um dos prin­ci­pais gar­ga­los de trân­si­to de Con­ta­gem será, final­men­te, eli­mi­na­do. A espe­ra pela rees­tru­tu­ra­ção do Com­ple­xo Viá­rio do Bea­triz che­gou ao fim. As obras foram ini­cia­das e vão aca­bar com a len­ti­dão no trá­fe­go na jun­ção da ave­ni­da João César de Oli­vei­ra com a Via Expres­sa, dois dos mais movi­men­ta­dos cor­re­do­res de trân­si­to da cida­de. Para qual­quer des­lo­ca­men­to que se faça do Cen­tro ao Eldo­ra­do e Cida­de Indus­trial, ou no vai e vem para Belo Hori­zon­te e Betim, é pre­ci­so pas­sar por este ponto, que rece­be gran­de fluxo de veí­cu­los de carga.
Trata-se, por­tan­to, de uma das obras de mobi­li­da­de mais soli­ci­ta­das pela popu­la­ção, que tam­bém bene­fi­cia­rá mora­do­res de cida­des vizi­nhas, ou seja, cau­san­do impac­to na ­Região Metro­po­li­ta­na de BH. O refor­mu­la­do Com­ple­xo Viá­rio do Bea­triz vai com­por o Sis­te­ma Inte­gra­do de Mobi­li­da­de (SIM), um novo for­ma­to do trans­por­te públi­co que está sendo implan­ta­do em Con­ta­gem, mais efi­cien­te, con­for­tá­vel e segu­ro.
Nas obras do Bea­triz estão sendo inves­ti­dos R$ 15,5 ­milhões, com pre­vi­são de que tudo este­ja pron­to em abril do ano que vem. O núme­ro de fai­xas de rola­men­to no via­du­to pas­sa­rá de duas para qua­tro no sen­ti­do Sede/Eldo­ra­do e para três no sen­ti­do opos­to. As fai­xas cen­trais serão exclu­si­vas para o trans­por­te públi­co. Algu­mas inter­ven­ções vão faci­li­tar a cir­cu­la­ção de veí­cu­los pesa­dos, como a redu­ção da incli­na­ção de ram­pas e o alar­ga­men­to das alças do Com­ple­xo Viá­rio.
Esta­mos todos feli­zes. Aguar­dá­va­mos a obra há algum tempo e a Caixa Eco­nô­mi­ca Fede­ral libe­rou os recur­sos para que pudés­se­mos assi­nar a ordem de ser­vi­ço, uma de tan­tas que vão dei­xar nossa cida­de mais moder­na e nossa gente mais feliz. A dupli­ca­ção do Com­ple­xo Viá­rio Bea­triz aca­ba­rá com um gar­ga­lo imen­so, que causa mui­tos trans­tor­nos prin­ci­pal­men­te de manhã e à tarde.
Tam­bém faz parte das inter­ven­ções a ade­qua­ção viá­ria da ave­ni­da Car­mé­lia Dutra, de aces­so ao bair­ro Bea­triz. A rua José Pedro de Araú­jo pas­sa­rá a ter sen­ti­do duplo e será cons­truí­da a estru­tu­ra do Ter­mi­nal de Inte­gra­ção Sede, para pas­sa­gei­ros, em fren­te ao 18º Bata­lhão da Polí­cia Mili­tar, na João César, um dos qua­tro ter­mi­nais que vão com­por o SIM. O Com­ple­xo Viá­rio con­tem­pla ainda a implan­ta­ção do Cor­re­dor Norte-Sul, que vai ligar a Cida­de Indus­trial a Nova Con­ta­gem.
Dois ter­mi­nais de inte­gra­ção do SIM já estão sendo cons­truí­dos no Res­sa­ca e no Petro­lân­dia, para for­mar o Cor­re­dor Leste-Oeste, ligan­do as duas regio­nais e bene­fi­cian­do a Nacio­nal. O quar­to, o Darcy Ribei­ro, será ergui­do em Var­gem das Flo­res. O SIM tam­bém con­tem­pla a cria­ção do cor­re­dor que vai inter­li­gar a Res­sa­ca à Cida­de Indus­trial.
Tudo isso vai se somar à reno­va­ção da frota de ôni­bus, ao já implan­ta­do apli­ca­ti­vo com iti­ne­rá­rios e horá­rios que os cole­ti­vos pas­sam nos pon­tos e aos pai­néis ins­ta­la­dos com esta mesma fina­li­da­de. Con­ta­gem, por­tan­to, pas­sa­rá a ter um trans­por­te públi­co digno.

Alex de Freitas - Pre­fei­to de Con­ta­gem