Sonho da casa própria é realizado PDF Imprimir E-mail
Qua, 29 de Maio de 2019 15:02

 

Há 15 anos, a auxi­liar de ser­vi­ços ­gerais Pieda Gon­za­ga, de 50, se cadas­trou em um pro­gra­ma habi­ta­cio­nal da Pre­fei­tu­ra de Con­ta­gem. Desde então, ela aguar­da­va para ser con­tem­pla­da com uma casa pró­pria. O sonho final­men­te virou rea­li­da­de.

Pieda rece­beu nesta sema­na as cha­ves do apar­ta­men­to em que vai morar com os ­filhos no bair­ro Santa Edwi­ges, na regio­nal Sede. Foram entre­gues 32 uni­da­des habi­ta­cio­nais, que vão bene­fi­ciar 110 mora­do­res.
"Morei no bair­ro Água Bran­ca a vida intei­ra e, há 15 anos, espe­ra­va uma defi­ni­ção sobre minha casa pró­pria", come­mo­ra a auxi­liar de ser­vi­ços ­gerais. A sole­ni­da­de de entre­ga das cha­ves foi no dia (15/05). O empreen­di­men­to foi cons­truí­do por meio da par­ce­ria entre o Muni­cí­pio (secre­ta­rias de Desen­vol­vi­men­to Urba­no e Obras e Ser­vi­ços Urba­nos) e o gover­no fede­ral.
"Vi no olhar de cada mora­dor a feli­ci­da­de pela obra con­cre­ti­za­da. O pre­fei­to Alex de Frei­tas tem tra­ba­lha­do para que as pes­soas que esta­vam invi­sí­veis para o poder públi­co sejam res­pei­ta­das e ­tenham espe­ran­ça. Que­re­mos dar mais dig­ni­da­de a essas famí­lias", des­ta­ca o secre­tá­rio muni­ci­pal de Desen­vol­vi­men­to Urba­no, Ivayr Soa­lhei­ro.
O empreen­di­men­to foi cons­truí­do para aten­der em sua maio­ria famí­lias liga­das à Asso­cia­ção Habi­ta­cio­nal do Bair­ro Jar­dim Ban­dei­ran­tes e Adja­cen­tes, con­for­me acor­do com a Pre­fei­tu­ra. As obras dos dois blo­cos do pré­dio foram ini­cia­das em 2012 e inter­rom­pi­das ­várias vezes devi­do ao aban­do­no das empre­sas que as exe­cu­ta­vam.
O can­tei­ro de obras che­gou a ser inva­di­do em 2016. Em 2017, as famí­lias que esta­vam no local pas­sa­ram a rece­ber bolsa alu­guel da Pre­fei­tu­ra. Com inves­ti­men­tos de R$ 2,6 ­milhões, obti­dos junto ao então Minis­té­rio das Cida­des, por meio do Pro­gra­ma de Ace­le­ra­ção do Cres­ci­men­to (PAC) Vila Bar­ra­gi­nha Com­ple­men­tar, a Gave Incor­po­ra­ções e Empreen­di­men­tos Ltda pas­sou a tocar as obras.
"Ter a casa pró­pria é o sonho de qual­quer bra­si­lei­ro. Sei muito bem como é isso, por ter esse exem­plo na minha famí­lia. No meu man­da­to, todas as ações sem­pre foram e per­ma­ne­ce­rão vol­ta­das aos mais neces­si­ta­dos. Que­re­mos dar voz, espe­ran­ça, dig­ni­da­de e muito res­pei­to a quem luta por seu sonho", afir­ma o pre­fei­to Alex de Frei­tas.
A peda­go­ga Maria de Lour­des Souza, 54 anos, mudou-se para Con­ta­gem na déca­da de 1970. Ela sem­pre teve difi­cul­da­de para con­se­guir emprés­ti­mo e finan­ciar a casa pró­pria. Com as ­filhas, luta­va para obter uma mora­dia para ficar livre do alu­guel. Ela foi esco­lhi­da para repre­sen­tar os ­demais mora­do­res na entre­ga das cha­ves do Con­do­mí­nio Santa Edwi­ges.
"O meu cora­ção está radian­te, bate feliz em ver que, após lon­gos anos de bata­lha e de força de von­ta­de, con­se­gui­mos junto com ­outras famí­lias um espa­ço para viver. Minha vida foi toda feita no bair­ro Água Bran­ca, com muita luta, mas fal­ta­va rea­li­zar esse sonho ao lado das ­minhas duas ­filhas", come­mo­ra.