Legislativo municipal busca solução para fumaça de empresa no Bairro Kennedy PDF Imprimir E-mail
Qua, 29 de Maio de 2019 14:57

A Câma­ra Muni­ci­pal de Con­ta­gem reu­niu, na terça-feira (21/05), verea­do­res, repre­sen­tan­tes da Secre­ta­ria Muni­ci­pal de Meio Ambien­te e mora­do­res do bair­ro Ken­nedy, para bus­car solu­ção para a polui­ção cau­sa­da pela quei­ma de lixo pela empre­sa Grun­tec Ser­vi­ços Ambien­tais na ­região.
A deman­da foi apre­sen­ta­da na últi­ma sema­na, em ple­ná­rio, pelo verea­dor Dr. ­Rubens Cam­pos (DC), que demons­trou, em vídeo, o des­con­ten­ta­men­to da comu­ni­da­de do Ken­nedy com o mau chei­ro e pro­ble­mas res­pi­ra­tó­rios cau­sa­dos pela fuma­ça libe­ra­da pelas cha­mi­nés da empre­sa. O par­la­men­tar tam­bém apre­sen­tou um abai­xo-assi­na­do pedin­do a reti­ra­da da empre­sa da ­região.
Uma vez mar­ca­da a reu­nião, o pre­si­den­te da Câma­ra, verea­dor ­Daniel Car­va­lho (PV), rece­beu os con­vi­da­dos e dei­xou o encon­tro sob coor­de­na­ção dos verea­do­res ­Rubens Cam­pos, Gló­ria da Apo­sen­ta­do­ria (PRB) e Sil­vi­nha Dudu (PCdoB), com par­ti­ci­pa­ção tam­bém de Bruno Bar­rei­ro (PV).
"Soli­da­ri­zo-me com os mora­do­res, por­que é lamen­tá­vel o que essa empre­sa tem cau­sa­do de trans­tor­no para a cida­de. Tenho rece­bi­do, recen­te­men­te, recla­ma­ções de mora­do­res da ­região e ­vídeos até do pes­soal do bair­ro ­Cabral com ima­gens da nuvem de fuma­ça cau­sa­da por essa empre­sa. A Secre­ta­ria de Meio Ambien­te tem que resol­ver essa ques­tão, por­que, mais impor­tan­te que a empre­sa, é a saúde dos cida­dãos de Con­ta­gem", des­ta­cou ­Daniel Car­va­lho.
Na reu­nião, os mora­do­res expu­se­ram os pro­ble­mas cau­sa­dos pela fuma­ça que, segun­do eles, é expe­li­da pela empre­sa inclu­si­ve no horá­rio notur­no e de madru­ga­da. Entre os trans­tor­nos, eles rela­ta­ram muito mau chei­ro, ardên­cia nos olhos, náu­seas, e pro­ble­mas nas vias res­pi­ra­tó­rias e pul­mo­na­res. Um dos pre­sen­tes rela­tou, inclu­si­ve, ter sido diag­nos­ti­ca­do com pneu­mo­nia quí­mi­ca.
O secre­tá­rio de Meio Ambien­te, Wag­ner Dona­to, e o supe­rin­ten­den­te de Polí­ti­cas Ambien­tais, Tér­cio ­Morais, expli­ca­ram que a Grun­tec está em dia com sua licen­ça e tem pas­sa­do por fis­ca­li­za­ções perió­di­cas. Eles lem­bra­ram que a empre­sa já foi autua­da por pro­ble­mas de saúde de fun­cio­ná­rios e teve que rea­li­zar ade­qua­ções em suas ins­ta­la­ções, apre­sen­tan­do melho­rias. No entan­to, como tem cau­sa­do trans­tor­nos para a comu­ni­da­de, os ges­to­res vêm con­ver­san­do com a empre­sa para sua mudan­ça, pro­va­vel­men­te, para o Cinco.
Para bus­car um enten­di­men­to, Wag­ner Dona­to suge­riu con­vo­car a empre­sa para uma reu­nião na Pre­fei­tu­ra de Con­ta­gem com repre­sen­tan­tes da secre­ta­ria, do Con­se­lho Muni­ci­pal de Meio Ambien­te, verea­do­res e mora­do­res do Ken­nedy. O obje­ti­vo é deba­ter os pro­ble­mas e ofi­cia­li­zar uma data e um local para trans­fe­rên­cia da empre­sa, e poder ­cobrar seu cum­pri­men­to. Por fim, a reu­nião foi acor­da­da para o dia 10 de junho às 09 horas na Pre­fei­tu­ra.