Contagem amplia atendimento a pessoas com suspeita de infecções sexualmente transmissíveis PDF Imprimir E-mail
Qua, 29 de Maio de 2019 14:50

A par­tir desta se­gun­da-feira, 27 de maio, usuá­rios que man­ti­ve­ram rela­ção ­sexual de risco em um perío­do de até 72 horas, e pro­fis­sio­nais da rede que se aci­den­ta­ram com mate­rial per­fu­ro­cor­tan­te ou tive­ram con­ta­to com mate­rial bio­ló­gi­co, pode­rão bus­car aten­di­men­to em mais UPAs da cida­de.  Até então esse aten­di­men­to era rea­li­za­do ape­nas na UPA JK. Agora, as UPAs Petro­lân­dia, Res­sa­ca e Var­gem das Flo­res pas­sa­rão a ofer­tar o ser­vi­ço.
A PEP (Pro­fi­la­xia Pós-Expo­si­ção ao HIV) é uma medi­da de pre­ven­ção de urgên­cia à infec­ção pelo HIV, hepa­ti­tes ­virais e ­outras infec­ções sexual­men­te trans­mis­sí­veis (IST), que con­sis­te no uso de medi­ca­men­tos para redu­zir o risco de adqui­rir essas infec­ções e rea­li­za­ção de exa­mes perió­di­cos.
A ofer­ta de aten­di­men­to em mais três UPAs é uma forma de faci­li­tar o aces­so dos usuá­rios ao aten­di­men­to. "É ideal que o pacien­te come­ce a tomar a medi­ca­ção em até 2 horas após a expo­si­ção de risco ao HIV e no máxi­mo até 72 horas. Essas pri­mei­ras horas são essen­ciais para mini­mi­zar a pos­si­bi­li­da­de de uma con­ta­mi­na­ção. Quan­to mais rápi­do o pacien­te pro­cu­rar o aten­di­men­to, menor a chan­ce de infec­ção", des­ta­cou o coor­de­na­dor do Pro­gra­ma IST/ Aids e Hepa­ti­tes ­Virais de Con­ta­gem, Paulo Hen­ri­que Tei­xei­ra.
Paulo tam­bém acre­di­ta  que com a amplia­ção do aten­di­men­to, o núme­ro de novos casos de con­ta­mi­na­ção dimi­nua no muni­cí­pio. "Um pacien­te que mora em Nova Con­ta­- ­gem, por exem­plo, vai con­se­guir che­gar à UPA da sua ­região mais rápi­do", enfa­ti­zou
Por mês, cerca de 20 pes­soas pro­cu­ram a UPA JK para faze­rem o exame. Duran­te a con­sul­ta o usuá­rio é aco­lhi­do, são rea­li­za­dos exa­mes de tes­ta­gem rápi­da espe­cí­fi­cos para essas infec­ções, ele rece­be os medi­ca­men­tos e já tem sua con­sul­ta agen­da­da no SAE (Ser­vi­ço de Assis­tên­cia Espe­cia­li­za­da) do Pro­gra­ma IST/Aids, onde será acom­pa­nha­do por equi­pe mul­ti­dis­ci­pli­nar até o final do tra­ta­men­to, que varia de 30 a 90 dias.
No muni­cí­pio, 2.081 estão em tra­ta­men­to. 1.507 são por­ta­do­ras de HIV. A PEP não subs­ti­tui o uso de pre­ser­va­ti­vo e não é indi­ca­da para todas as pes­soas.

Mais Aten­di­men­to

A par­tir do dia 24 de junho, Con­ta­gem entra para o peque­no grupo de cida­des minei­ras que ofe­re­cem o tra­ta­men­to da PrEP (Pro­fi­la­xia Pré-Expo­si­ção ao HIV), um novo méto­do de pre­ven­ção à infec­ção pelo HIV.
A PrEP con­sis­te no con­su­mo diá­rio de um com­pri­mi­do que impe­de que o vírus cau­sa­dor da Aids infec­te o orga­nis­mo antes de a pes­soa ter con­ta­to com o vírus.
O acom­pa­nha­men­to é indi­ca­do para pes­soas que ­tenham maior chan­ce de ­entrar em con­ta­to com o HIV, como ­homens que fazem sexo com ­homens (HSH), pes­soas trans e tra­ba­lha­do­res do sexo. Além daque­les que fre­qüen­te­men­te dei­xam de usar pre­ser­va­ti­vo em suas rela­ções ­sexuais, e pes­soas que têm rela­ções ­sexuais sem pro­te­ção com ­alguém que seja HIV posi­ti­vo e que não este­ja em tra­ta­men­to.
Para o iní­cio do uso da medi­ca­ção é neces­sá­ria a ava­lia­ção da equi­pe mul­ti­dis­ci­pli­nar do Pro­gra­ma IST/Aids. O acom­pa­nha­men­to será rea­li­za­do no SAE (Ser­vi­ço de Assis­tên­cia Espe­cia­li­za­da) do Pro­gra­ma IST/Aids e Hepa­ti­tes ­Virais, que se loca­li­za den­tro do Cen­tro de Con­sul­tas Espe­cia­li­za­das (CCE) Iria Diniz. O ende­re­ço é Ave­ni­da João César de Oli­vei­ra, 2.889, no bair­ro Eldo­ra­do, tele­fo­nes: (31) 3198-7366 e (31) 3198-7374.
É impor­tan­te lem­brar que os CTAs (Cen­tro de Tes­ta­gem e Acon­se­lha­men­to) do Pro­gra­ma IST/Aids, ofe­re­cem à toda a popu­la­ção os exa­mes de tes­ta­gem rápi­da para HIV, Sífi­lis e Hepa­ti­tes ­Virais, gra­tui­ta­men­te, nos seguin­tes ende­re­ços: CTA Eldo­ra­do (Ave­ni­da João César de Oli­vei­ra 2889, bair­ro Eldo­ra­do, tele­fo­nes (31) 3198-7353 e (31) 3198-7365) e CTA Res­sa­ca ( Rua Rodri­gues da Cunha 480, bair­ro São Joa­quim).
Con­ta­gem será a sexta cida­de de Minas ­Gerais a ofe­re­cer esse tipo de acom­pa­nha­men­to. Atual­men­te, Belo Hori­zon­te, Juíz de Fora, Pas­sos, Ube­ra­ba e Uber­lân­dia ofe­re­cem a PrEP.