Oferta de testes rápidos para diagnóstico da Aids é ampliada em Contagem PDF Imprimir E-mail
Qua, 29 de Maio de 2019 14:19

A Saúde de Con­ta­gem obte­ve nova con­quis­ta. Mais três Uni­da­des de Pron­to-Aten­di­men­to (UPAs) estão ofe­re­cen­do à popu­la­ção o teste rápi­do da Aids, que agi­li­za o diag­nós­ti­co e per­mi­te a intro­du­ção de medi­ca­men­tos para ime­dia­ta con­ten­ção do avan­ço do vírus HIV. O tra­ta­men­to pos­si­bi­li­ta melho­ra na qua­li­da­de de vida e inter­rom­pe a ­cadeia de trans­mis­sões.
Entre as que pas­sa­ram a ofer­tar o exame está a UPA Res­sa­ca. As ­outras são as uni­da­des de saúde do Petro­lân­dia e Var­gem das Flo­res. O teste rápi­do já era ofe­re­ci­do na UPA JK. A amplia­ção da ofer­ta é uma das polí­ti­cas públi­cas reco­men­da­das pelo Minis­té­rio da Saúde. Embo­ra as esta­tís­ti­cas este­jam em queda, de 1980 até 2018 foi regis­tra­da a assus­ta­do­ra média anual de 40 mil casos de Aids no país.
O Bra­sil é refe­rên­cia inter­na­cio­nal no tra­ta­men­to com a ofer­ta gra­tui­ta de coque­tel de medi­ca­men­tos, o aces­so à tes­ta­gem de soro­lo­gia e a dis­tri­bui­ção de pre­ser­va­ti­vos. Con­ta­gem, por­tan­to, acom­pa­nha esta evo­lu­ção con­tra uma doen­ça que aco­me­te sobre­tu­do as pes­soas na faixa etá­ria mais pro­du­ti­va. Em Minas, 200 dos 233 casos regis­tra­dos de 1º de janei­ro a 20 de feve­rei­ro deste ano, ou seja, mais de 85%, são de pacien­tes de 20 a 49 anos.
O exame passa a ser ofe­re­ci­do na UPA Res­sa­ca logo após a refor­ma com­ple­ta de uma das mais movi­men­ta­das uni­da­des de saúde de Con­ta­gem, que tam­bém aten­de mora­do­res da regio­nal Nacio­nal. São mais de 270 aten­di­men­tos por dia. Foram inves­ti­dos R$ 700 mil na rees­tru­tu­ra­ção da rede de esgo­to, nova facha­da, pin­tu­ra de todo o imó­vel, troca do telha­do, do banhei­ro e a cons­tru­ção de entra­da para ambu­lân­cias.
Os avan­ços na Saúde de Con­ta­gem, como as melho­rias estru­tu­rais no Com­ple­xo Hos­pi­ta­lar, no Cen­tro Mater­no Infan­til e a rea­ber­tu­ra do Cen­tro Espe­cia­li­za­do em Rea­bi­li­ta­ção tipo IV (CER IV), só estão sendo pos­sí­veis gra­ças à arre­ca­da­ção com o IPTU. O acor­do fir­ma­do com o Minis­té­rio Públi­co de Con­tas é de repas­sar 15% da Recei­ta Muni­ci­pal à Saúde, mas em 2018 foram des­ti­na­dos 29%, pra­ti­ca­men­te o dobro.
Além das UPAs, a popu­la­ção de Con­ta­gem pode recor­rer ao Cen­tro de Tes­ta­gem e Acon­se­lha­men­to, que fun­cio­na den­tro do Cen­tro de Con­sul­tar Espe­cia­li­za­das Iria Diniz, no Eldo­ra­do, para tes­tes rápi­dos de Infec­ções Sexual­men­te Trans­mis­sí­veis, como a Aids.

Alex de Freitas - Pre­fei­to de Con­ta­gem