Meio Ambiente esclarece denuncismo nas redes sociais PDF Imprimir E-mail
Sex, 01 de Fevereiro de 2019 17:35

Recen­te­men­te, um vídeo cir­cu­lou nas redes ­sociais com a falsa denún­cia de que o Plano Dire­tor de Con­ta­gem, san­cio­na­do há um ano, teria auto­ri­za­do supres­são de árvo­res em toda exten­são da Rodo­via LMG 808, que liga o cen­tro de Con­ta­gem a Esme­ral­das, numa faixa de ser­vi­dão de 100 ­metros.
Pron­ta­men­te, a Secre­ta­ria Muni­ci­pal de Meio Am­bien­te e Desen­vol­vi­men­to Sus­ten­tá­vel (Semad), por meio de seu Asses­sor de Arti­cu­la­ção Ins­ti­tu­cio­nal, Mar­cos Bote­lho, des­men­tiu as denún­cias por meio de um vídeo expli­ca­ti­vo que cir­cu­lou nas redes ­sociais.
O vídeo, com mais de 10 mil visua­li­za­ções, apre­sen­tou os seguin­tes escla­re­ci­men­tos:
1. O Plano Dire­tor é uma lei pro­po­si­ti­va do pla­ne­ja­men­to urba­no estra­té­gi­co da cida­de e, como uma norma de pla­ne­ja­men­to urba­no, não trata de auto­ri­za­ções de supres­são de árvo­res, assun­to abor­da­do por ­outras leis de âmbi­to esta­dual e fede­ral.
2. Para cada pro­pos­ta de supres­são de árvo­re é neces­sá­rio um reque­ri­men­to espe­cí­fi­co. Sendo uma árvo­re imune ou pro­te­gi­da (inde­pen­den­te de quan­ti­da­de) ou um reque­ri­men­to de supres­são de mais de 300 árvo­res, a auto­ri­za­ção é de com­pe­tên­cia do Con­se­lho Muni­ci­pal de Meio Ambien­te.
3. Não exis­te nenhu­ma auto­ri­za­ção de supres­são de árvo­re para toda a exten­são da rodo­via LMG 808. A infor­ma­ção é total­men­te inve­rí­di­ca.
4. O vídeo infor­ma ainda que a prin­ci­pal amea­ça aos manan­ciais de Var­gem das Flo­res são as inva­sões de ter­re­nos com o aden­sa­men­to de casas sem apro­va­ção pela Pre­fei­tu­ra, que o mane­jo arbó­reo na ­região é con­tro­la­do e, ao con­trá­rio do que afir­ma a denún­cia, a pro­pos­ta da Pre­fei­tu­ra é ­ampliar o pro­ces­so de plan­tio de árvo­res no local.
Nessa sema­na pas­sa­da, a Semad anun­ciou que exe­cu­ta­rá, no mês de feve­rei­ro, o plan­tio de 4.300 árvo­res na ­região de Var­gem das Flo­res, cum­prin­do o acor­da­do no pro­gra­ma "Uma Vida, Uma Árvo­re", par­ce­ria da Pre­fei­tu­ra de Con­ta­gem com a Rede Globo. O núme­ro cor­res­pon­de aos nas­ci­men­tos em toda cida­de, no perío­do de julho de 2018 ao janei­ro de 2019.