Convocação para a luta contra o Aedes aegypti PDF Imprimir E-mail
Sex, 01 de Fevereiro de 2019 17:30

Com o calor e a esta­ção das chu­vas, todo o cui­da­do é pouco quan­do se trata de arbo­vi­ro­ses (den­gue, Zika vírus, febre chi­kun­gun­ya e febre ama­re­la). A Pre­fei­tu­ra de Con­ta­gem, por meio da Secre­ta­ria de Saúde, desde o ano pas­sa­do, rea­li­za pro­gra­mas e encon­tros para deba­ter ações de com­ba­te e cons­cien­ti­za­ção sobre as arbo­vi­ro­ses.
Entre as ações, está a for­ma­ção de um Comi­tê Inter­se­to­rial para Com­ba­te às Arbo­vi­ro­ses. O comi­tê é for­ma­do por repre­sen­tan­tes de diver­sas secre­ta­rias muni­ci­pais de Con­ta­gem. "O obje­ti­vo do comi­tê é que os re­- pre­sen­tan­tes levem às secre­ta­rias as pro­pos­tas deba­ti­das, para rea­li­zar­mos ações em con­jun­to", des­ta­ca a sub­se­cre­tá­ria de Assis­tên­cia em Saúde Kênia Car­va­lho.
Na quar­ta-feira (23), o comi­tê se reu­niu para a apre­sen­ta­ção do Plano de Con­tin­gên­cia e Enfren­ta­men­to às Arbo­vi­ro­ses. O plano tem como foco, no com­ba­te da trans­mis­são epi­dê­mi­ca para redu­zir o impac­to das epi­de­mias, moni­to­rar dados bus­can­do redu­zir ris­cos de sur­tos.

A luta é de todos

Em 2016, ano em que ocor­reu o últi­mo surto, foram noti­fi­ca­dos cerca de 44 mil casos de den­gue, sendo cerca 23 mil con­fir­ma­dos. Em 2018, foram noti­fi­ca­dos 1.258 casos e 313 con­fir­ma­dos.Segun­do o médi­co vete­ri­ná­rio da Secre­ta­ria de Saúde, José Rena­to de Rezen­de Costa, o obje­ti­vo é evi­tar um novo surto. "Moni­to­ra­men­to e vigi­lân­cia para com­ba­ter as arbo­vi­ro­ses, e para isso a par­ti­ci­pa­ção da popu­la­ção é fun­da­men­tal", res­sal­ta José Rena­to.

Ações

Além do comi­tê, a Secre­ta­ria de Saúde em con­jun­to com a Lim­pe­za Urba­na rea­li­za muti­rões de lim­pe­zas por toda a cida­de. Além de lim­par, cons­cien­ti­za os mora­do­res. Con­ta­gem ainda conta com 517 ovi­tram­pas, que são arma­di­lhas que com­ba­tem a pro­li­fe­ra­ção do Aedes aegyp­ti.
A Pre­fei­tu­ra de Con­ta­gem, por meio da Secre­ta­ria Muni­ci­pal de Saúde, pro­mo­veu nosá­ba­do (19) a cam­pa­nha "Xô Den­gue", jun­ta­men­te com o Dia D de Vaci­na­ção Con­tra a Febre Ama­re­la, na Feira de Arte­sa­na­to do Eldo­ra­do. Pan­fle­tos foram dis­tri­buí­dos para escla­re­cer dúvi­das de quem pas­sea­va pela feira.
Estão pro­gra­ma­das ações em todas as regio­nais para com­ba­ter a den­gue, além de visi­tas per­ma­nen­tes de Agen­tes de Ende­mias. Os Dis­tri­tos Regio­nais de Saúde pro­mo­ve­rão ações edu­ca­ti­vas nas oito regio­nais.