Ampliação do serviço de Saúde referência no país PDF Imprimir E-mail
Sex, 01 de Fevereiro de 2019 17:22

Você sabia que em Con­ta­gem tem um ser­vi­ço de assis­tên­cia à saúde ofe­re­ci­da na resi­dên­cia do pacien­te? O Ser­vi­ço de Aten­ção Domi­ci­liar (SAD) é uma refe­rên­cia nacio­nal na desos­pi­ta­li­za­ção de pacien­tes que apre­sen­tam con­di­ções de ­seguir com o tra­ta­men­to no pró­prio domi­cí­lio.
Em novem­bro de 2018, o Minis­té­rio da Saúde aten­deu à um pedi­do do Muni­cí­pio e publi­cou uma por­ta­ria auto­ri­zan­do a implan­ta­ção de mais uma Equi­pe Mul­ti­dis­ci­pli­nar de Aten­ção Domi­ci­liar (EMAD) e três Equi­pes de Apoio (EMAP). Con­ta­gem já con­ta­va com seis equi­pes EMAD.
A EMAD é com­pos­ta por médi­cos, enfer­mei­ros, fisio­te­ra­peu­ta, assis­ten­te ­social e téc­ni­cos de enfer­ma­gem. Já, a EMAP é com­pos­ta por psi­có­lo­gos, tera­peu­tas ocu­pa­cio­nais, fisio­te­ra­peu­tas, nutri­cio­nis­tas, fonoau­dió­lo­gos, far­ma­cêu­ti­cos e cirur­gião den­tis­ta.
Segun­do o secre­tá­rio muni­ci­pal de Saúde, Clé­ber de Faria Silva, com a amplia­ção das equi­pes, Con­ta­gem aten­de­rá 40 pes­soas via EMAD e 150 pela EMAP. "Enquan­to o país passa por uma crise que afeta os muni­cí­pios, Con­ta­gem está na con­tra­mão e inves­te cada vez mais na saúde", disse.
O supe­rin­ten­den­te de Urgên­cia e Emer­gên­cia, Flá­vio Luiz dos San­tos, des­ta­cou que não exis­tia a rea­bi­li­ta­ção domi­ci­liar na moda­li­da­de de aten­di­men­to ofer­ta­da a par­tir de agora. E tam­bém,não se tinha uma equi­pe espe­cí­fi­ca para o cui­da­do palia­ti­vo.
Flá­vio des­ta­cou o avan­ço para o SAD-Con­ta­gem. "Amplia­mos um ser­vi­ço que é refe­ren­cia no país, e cria­mos um novo que com cer­te­za, tam­bém será exce­lên­cia no aten­di­men­to".  O supe­rin­ten­den­te lem­brou que os pacien­tes são enca­mi­nha­dos pelas Uni­da­des Bási­cas de Saúde, UPA´s e Hos­pi­tais.
O dire­tor do SAD, Eri­vel­ton Cor­dei­ro Car­va­lho, infor­ma que as novas equi­pes entra­rão em ati­vi­da­de ime­dia­ta­men­te, bene­fi­cian­do pacien­tes em rea­bi­li­ta­ção domi­ci­liar, pacien­tes que depen­dem de apa­re­lhos para res­pi­rar e pacien­tes em cui­da­dos palia­ti­vos, con­for­me pro­to­co­lo defi­ni­do pelo Minis­té­rio da Saúde.

Reco­nhe­ci­men­to

Em 2017, o tra­ba­lho pro­mo­vi­do pelo SAD Con­ta­gem foi pre­mia­do duran­te o ­XXXIII Con­gres­so Nacio­nal de Secre­ta­rias Muni­ci­pais de Saúde, que sele­cio­nou 36 fina­lis­tas entre mais de 500 expe­riên­cias na área da saúde par­ti­ci­pan­tes.
Em 2018 o SAD Con­ta­gem foi esco­lhi­do como Pólo, junto com ­outros Muni­cí­pios do Bra­sil, para inte­grar o Pro­je­to Com­ple­xi­da­de do Cui­da­do na Aten­ção Domi­ci­liar, cujo obje­ti­vo é qua­li­fi­car a ges­tão dos Ser­vi­ços de Aten­ção Domi­ci­liar (SADs) bra­si­lei­ros, pos­si­bi­li­tan­do melho­rias nos pro­ces­sos de tra­ba­lho e o aumen­to da com­ple­xi­da­de do cui­da­do ofer­ta­do.