Prefeitura participa de votação da outorga das obras do estádio do Atlético Mineiro PDF Imprimir E-mail
Sex, 01 de Fevereiro de 2019 17:20

Em reu­nião na Câma­ra Téc­ni­ca de Outor­ga (CTOC) do Comi­tê da Bacia Hidro­grá­fi­ca do Rio das ­Velhas - CBH Rio das ­Velhas (CBH ­Velhas), foi vota­da a outor­ga das obras do futu­ro está­dio do Clube Atlé­ti­co Minei­ro que, embo­ra não este­ja em Con­ta­gem, está loca­li­za­do muito pró­xi­mo da divi­sa da cida­de e trará impac­tos não só ambien­tais, mas tam­bém comer­cial e viá­rio.
Repre­sen­tan­te da Pre­fei­tu­ra de Con­ta­gem no CDH ­Velhas, e mem­bro da CTOC, Eric Macha­do, que tam­bém é supe­rin­ten­den­te de Con­tro­le Ambien­tal da Secre­ta­ria de Meio Ambien­te e Desen­vol­vi­men­to Sus­ten­tá­vel (Semad), expli­ca que a atua­ção da câma­ra abran­ge a bacia do Rio das ­Velhas. "O CBH ­Velhas tem ­várias câma­ras téc­ni­cas que fazem aná­li­se de pro­ces­sos com o obje­ti­vo de emba­sar a ava­lia­ção e a vota­ção dos con­se­lhei­ros, no momen­to da reu­nião geral. Toda ação que envol­ve recur­sos hídri­cos na bacia do Rio das ­Velhas, passa por ava­lia­ção nessa câma­ra. Faze­mos a aná­li­se dos pro­ce­di­men­tos a serem fei­tos e reco­men­da­mos ou não a exe­cu­ção".
A impor­tân­cia do estu­do téc­ni­co visa pro­te­ger as áreas ver­des o máxi­mo pos­sí­vel. No local da obra, exis­te uma nas­cen­te que ocu­pou o lugar cen­tral nas dis­cus­sões. Ela está sendo pro­te­gi­da, res­pei­tan­do-se o raio de 50 ­metros para exe­cu­ção das obras, como pre­co­ni­za a legis­la­ção ambien­tal. No local, prevê-se a cons­tru­ção de um deck de obser­va­ção e de tri­lhas eco­ló­gi­cas. O curso ­d'água será cana­li­za­do por baixo do está­dio até a dre­na­gem abai­xo da Via Expres­sa. Todos os aspec­tos téc­ni­cos foram apre­sen­ta­dos, inclu­si­ve o decre­to de inte­res­se ­social, que obri­ga o empreen­di­men­to a pos­suir equi­pa­men­tos públi­cos, para uti­li­za­ção da comu­ni­da­de do entor­no, como uma cre­che já pro­gra­ma­da.
O pro­je­to foi apro­va­do por una­ni­mi­da­de, mas pre­ci­sa ser con­fir­ma­do em uma reu­nião geral mar­ca­da para o dia 31 pró­xi­mo, onde votam, além dos mem­bros da Câma­ra Téc­ni­ca, todos os con­se­lhei­ros do CBH ­Velhas.