Ciclo de Folia de Reis e Dia de São Sebastião é celebrado em Contagem PDF Imprimir E-mail
Sex, 01 de Fevereiro de 2019 17:15

A Comu­ni­da­de Qui­lom­bo­la dos Artu­ros pro­mo­veu, mais uma vez, a Folia de Reis, com iní­cio dia 24 de dezem­bro e encer­ra­men­to no domin­go (20/01), come­mo­ran­do tam­bém o Dia de São Sebas­tião. As fes­ti­vi­da­des ini­cia­ram com café da manhã comu­ni­tá­rio e em segui­da a visi­ta dos ­foliões nas casas das pes­soas que os con­vi­da­ram. Quem este­ve pre­sen­te no even­to tam­bém se deli­ciou com um almo­ço comu­ni­tá­rio e pre­sen­ciou a cele­bra­ção euca­rís­ti­ca e a sole­ni­da­de de encer­ra­men­to do Ciclo de Folia de Reis.
"Para a comu­ni­da­de dos Artu­ros, esse é mais um gran­de momen­to que se pre­ser­va uma das maio­res mani­fes­ta­ções cul­tu­rais man­ti­das por ela. A comu­ni­da­de man­tém ­várias ati­vi­da­des tra­di­cio­nais da des­cen­dên­cia afro como o can­dom­be, con­ga­do, batu­que, festa do João do Mato, Folia de Reis e as ati­vi­da­des artís­ti­cas do grupo ­Filhos de Zambi. Den­tre essas ati­vi­da­des, a Folia de Reis é uma das mais popu­la­res e conhe­ci­da pela comu­ni­da­de. Para nós é uma honra muito gran­de de poder man­ter e levar para a socie­da­de de modo em geral, por­que é um momen­to em que esta­mos dando con­ti­nui­da­de a um lega­do de um povo que foi escra­vi­za­do e resis­tiu a toda opres­são e man­te­ve suas mani­fes­ta­ções cul­tu­rais", disse o supe­rin­ten­den­te de Polí­ti­cas para Pro­mo­ção de Igual­da­de ­Racial, Jorge Antô­nio dos San­tos.

Folia de Reis

Há ­várias déca­das a Comu­ni­da­de dos Artu­ros rea­li­za da forma mais tra­di­cio­nal a Folia de Reis. Ela ini­cia no dia 24 de dezem­bro com a Folia de Santo Reis e passa a tem­po­ra­da até dia 6 de janei­ro, visi­tan­do as resi­dên­cias den­tro e fora do muni­cí­pio. No dia 6 de janei­ro há uma fes­ti­vi­da­de na comu­ni­da­de com entre­ga da ban­dei­ra de San­tos Reis e iní­cio da cami­nha­da da folia de São Sebas­tião. Dia 20 de janei­ro come­mo­ra-se o dia de São Sebas­tião tam­bém fes­te­ja­do com folia de reis, tendo o encer­ra­men­to de ambos.